Como é um exame oftalmológico

O oftalmologista é o médico que realiza diversos testes de visão e analisa os olhos para se certificar de que não haja problemas na retina ou na córnea. Em caso de deficiência visual, ele prescreve lentes corretivas e fornece as explicações necessárias.

 

A importância do exame oftalmológico

O exame oftalmológico é uma avaliação dos olhos, pálpebras e vias lacrimais que tem particular importância em determinadas etapas da vida. Nos bebês deve-se verificar o clarão pupilar para identificar precocemente algum problema de visão. Já as crianças precisam fazer exames oftalmológicos com regularidade para detectar eventuais deficiências, que podem prejudicar o aprendizado escolar.

 

Outra etapa em que o exame se torna inevitável ocorre em torno dos 40 anos de idade. Com a passagem do tempo, percebemos falhas na visão para perto e os textos com letras pequenas ficam difíceis de serem lidos. São os sintomas da vista cansada (ou presbiopia), que pode ser corrigida com as modernas lentes Varilux, que oferecem características adequadas a cada situação, contribuindo para o aumento do conforto visual.


O exame oftalmológico de rotina deve abranger diversos itens. Em primeiro lugar, uma avaliação externa para verificação da normalidade das pálpebras e do segmento anterior do olho. Depois, o teste da refração – optometria - que dará o grau do paciente, permitindo verificar a gravidade da deficiência. Já o exame do fundo de olho serve para uma análise sumária da retina e do nervo óptico, encontrando alterações relacionadas com outras doenças, tais como diabetes, hipertensão artesanal.


Outro item imprescindível no exame oftalmológico é a tonometria (medida de pressão ocular). Hoje está provado que o maior fator de risco no desenvolvimento do glaucoma é a pressão ocular elevada, principalmente em pacientes que tenham antecedentes familiares da doença.
O glaucoma atinge cerca de 2% da população, e por não ter manifestações aparentes, pode levar à cegueira, caso não seja tratada.


O exame oftalmológico, por suas ligações com a clínica médica, a neurologia e outras especialidades, é um elemento importante para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças.